Portal Parceiros Cursos Eventos Links Notícias Fórum Downloads Fale Conosco Home
Home
 



 
  Finep lança Programa Juro Zero
10.11.2005

Fonte: Softex

 Um novo instrumento para oferecer condições especiais para o financiamento de micro e pequenas empresas inovadoras. Essa é a proposta do Programa Juro Zero, lançado no dia 31 de outubro pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O objetivo é beneficiar cerca de 2,5 mil empreendimentos nos próximos 30 meses. Inicialmente, o programa será implementado no Paraná, mas outras quatro localidades serão contempladas até o fim do ano: Bahia, Grande Florianópolis, Minas Gerais e Recife.

Segundo a Finep, serão investidos 20 milhões de reais por localidade, divididos em financiamentos que variam entre 100 mil reais e 900 mil reais por empresa. No total, serão 100 milhões de reais oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

As instituições que funcionarão como parceiros estratégicos na primeira fase do programa são: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Porto Digital, em Recife.

A Finep está em negociações para que o Juro Zero seja implementado em outras regiões no início de 2006. No Paraná, primeiro estado beneficiado, a expectativa é atender cem empreendimentos inovadores.

Dirigido a empreendimentos inovadores, com faturamento anual de até 10,5 milhões de reais, o Programa oferece financiamentos corrigidos apenas pelo IPCA, mais 10% ao ano a título de spread. Porém, enquanto a empresa se mantiver em dia com os pagamentos, o spread será integralmente subsidiado com recursos do Fundo Verde-Amarelo.

Outra característica marcante do Programa Juro Zero é a redução da burocracia. Os projetos serão apresentados por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Finep e dos parceiros. Treinadas pela Finep, essas instituições serão responsáveis pela pré-qualificação das propostas.

Mais informações podem ser obtidas no site da Finep.


Voltar
 
 
  Portal da Qualidade de Software - e-mail: contato@qualidadesoftware.org.br